XXI Jogos Intercolegiais de Itaberaba

Postado pela Redação  |   segunda-feira, outubro 22, 2012

Nos dias 23 a 28 de outubro estará acontecendo no Ginásio de Esportes o XXI Jogos Intercolegiais, com a participação de 30 escolas da rede Estadual, Municipal, Particular e Faculdade. Envolvidos nos jogos mais de 3.00 mil alunos. A abertura será no dia 23 de outubro com desfile das escolas participantes, apresentações culturais e as 10:00 inicia com o primeiro jogo sub 09 futsal feminino Darcy Ribeiro X Arvoredo.


Sobre os Jogos Intercolegiais


No município de Itaberaba ocorre anualmente um projeto esportista que é denominado por jogos intercolegiais para os estudantes e toda a comunidade. Luiz Alberto Bonfim, vulgo Lula Bocão, foi o prepussor dos Jogos Intercolegiais, foi quem teve a idéia de criação, partindo de pressuposto que os estudantes estavam se afastando da escola e entrando no mundo das drogas. Os jogos era uma forma de educá-los esportivamente e incentivo para que voltassem a estudar propiciá-los prazer na prática esportiva e distanciá-los das drogas, socialização e integração de escolas e estudantes. A frase do projeto era: “Sim ao esporte e não as drogas”. A partir do slogan diversas escolas recusaram-se a participar desse evento, pois acreditavam que a mesma seria uma apologia ao uso de entorpecentes. Por causa dessa dificuldade encontrada, Lula Bocão procurava primeiramente os estudantes para que fossem criados grêmios estudantes e que eles se mobili8zassem as escolas. As instituições escolares mantinham-se resistentes e uma até marcou avaliações nos mesmos dias da realização dos jogos. Contra as atitudes tomadas pelas escolas os estudantes fizeram greve exigindo sua participação nos jogos intercolegiais. Após este empecilho foi realizado os primeiros Jogos Intercologiais de Itaberaba, em abril de 1990, com apenas 20 estudantes de três instituições: Colégio Estadual de Itaberaba conhecido hoje por CETEP (Centro Territorial Piemonte do Paraguaçu), Colégio Ney Braga e Escola Maria Bernada, além das pessoas que praticavam esporte no Ginásio de Esporte Rafael Souza de Oliveira, somente com a prática do basquete. Hoje participam 49 instituições escolares e mais de 4000 estudantes em diversas modalidades, como: Futsal, Vôlei, Xadrez, Handebol, etc. Os Intercolegiais são divididos em duas fases: A primeira com crianças e a segunda com adolescentes.

Veja Também

Copyright © -2012-2013 Chapada Noticias - O portal de noticias de Itaberaba e da Bahia. Criação Val di Lucca e Silvoney Santos Grupo Portal
. E-mail chapadanoticias@hotmail.com Tel (75)8834-3018.
back to top